Identidade (RG) ou Identificação Civil

Para tirar a sua Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral), aquela que é a sua identificação para toda a vida, basta procurar um dos postos de Identificação Civil do Detran, selecionar o seu município e ver o endereço. Caso queira agendar pela Internet basta clicar Aqui.

Documentos: original e cópia da sua certidão de nascimento e uma foto 3X4 recente, com fundo branco, colorida ou em preto e branco. Se você for casado (a), deve levar original e cópia da Certidão de Casamento.
Em caso de viuvez, deve-se apresentar também original e cópia do atestado de óbito do cônjuge. Caso você queira alterar o seu nome em caso de divórcio, apresente, no momento da solicitação de sua Carteira de Identidade, a sua certidão com averbação do divórcio.

Menores de 12 anos devem comparecer ao posto de identificação acompanhados de pai, mãe ou responsável legal, que deve estar portando documento oficial de identificação. No caso de responsável legal, também deverá ser apresentado documento que comprove esta condição.

O serviço de emissão da Carteira de Identidade (RG) é gratuito e o prazo de entrega do documento é de 50 dias a partir da data do requerimento (a segunda via leva 30 dias).

Segunda Via
Para tirar a segunda via da Carteira de Identidade (RG) é preciso pagar uma taxa de serviço (Duda), no valor de R$ 19,16 (chega a R$ 21,67 com a taxa bancária). O Duda é retirado e pago no banco Itaú. Depois, é só procurar um dos postos de Identificação Civil do Detran com a documentação exigida, neste caso:
Original e cópia da Certidão de Nascimento e uma foto 3X4 recente, com fundo branco, colorida ou em preto e branco.
Se for casado (a), você deve levar original e cópia da Certidão de Casamento.
Original do Duda (Documento Único do Detran-RJ de Arrecadação) para segunda via da Carteira de Identidade, pago nas agências do Itaú.

Atenção: caso você tenha sido furtado ou assaltado, basta fazer o registro de ocorrência numa Delegacia Policial e apresentar o BO (Boletim de Ocorrência) no posto onde vai pedir a segunda via que então é grátis.