Carteira de trabalho

Primeiro passo para tirar a Carteira de Trabalho é procurar a sede da Delegacia Regional do Trabalho, postos ou agências do Ministério do Trabalho.

Documentos necessários:

  • Comprovante de residência recente (conta de luz, gás ou telefone, original ou cópia);
  • Documento de identificação (pode ser a Certidão de Nascimento, Casamento, Carteira de Identidade ou Certificado de Reservista sem rasuras e em bom estado – no caso de cópias precisam ser autenticadas); – Duas fotos 3×4 coloridas ou em preto e branco, recentes, iguais, em fundo branco.

    Se for menor de idade, você deve comparecer ao posto acompanhado de um representante legal (os pais ou tutores) e levar carteira de identidade ou certidão de nascimento e uma foto 3×4.

    Para tirar a segunda via da Carteira de Trabalho, você deve apresentar documento de identidade e comprovação do número da carteira através de uma rescisão de contrato ou declaração de alguma firma onde você já trabalhou ou ainda o extrato do PIS/Pasep ou FGTS.

    Ao tirar sua Carteira de Trabalho, seu nome já será cadastrado automaticamente no PIS/PASEP pelo Ministério do Trabalho.

    Se você é estrangeiro naturalizado e quer tirar Carteira de Trabalho, precisa provar sua condição por meio da Portaria de Naturalização e da Carteira de Identidade Civil. Feito isso, o procedimento é o mesmo a ser seguido por brasileiros natos.

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *